2


As lunetas


Instrumento cilíndrico, munido de uma ou duas lentes, que serve para auxiliar a vista ou aumentar objetos a grande distância.


No passado possibilitava a visão de embarcações ou terras distantes.

Galileu utilizou, em 1609, uma luneta rústica produzida por ele mesmo para observar alguns corpos celestes, como a superfície da Lua, as fases de Vênus, as manchas no Sol, os satélites de Júpiter. Estas observações revolucionaram a Ciência desde então.


Esquema de uma luneta simples:


Os binóculos

São instrumentos ópticos que também usam lentes, e possibilita um grande alcance da visão. São compostos por um par de tubos, interligados por um sistema articulado, sendo que cada tubo possui igualmente uma lente objetiva (que fica na extremidade do binóculo, mais próxima do objeto a ser visto) e uma lente ocular (que fica mais próxima dos olhos) e entre elas, um sistema de prismas. Há ainda um sistema de que regula o foco, situado entre os tubos do binóculo.


 

Os binóculos comuns proporcionam uma capacidade de aumento em torno de dez vezes.

Esse equipamento é adequado para visualização terrestre, marítima e, em alguns casos, astronômica. Como é utilizada a visão dos dois olhos em simultâneo, ao olhar-se por um binóculo tem-se uma percepção da profundidade da cena, ou seja, visão tridimensional: pode-se notar a largura, altura e profundidade. As lunetas e telescópios não tem essa capacidade.

Os binóculos possuem dois números impressos em seu corpo, do tipo: 7x50, 12x60, 20x70. O primeiro número significa a ampliação (ou aumento) e o segundo, o tamanho (em milímetros) da objetiva. Quanto maior a objetiva, mais luz entra e melhor será a visualização das imagens.

Os modelos que possuem lentes coloridas (vermelhas) recebem esse acabamento para diminuir a reflexão, sendo um tratamento anti-reflexo, permintindo diminuir as aberraçoes crómaticas. No máximo, apenas ajudam a "quebrar" o excesso de luz em ambientes como praia ou montanhas com neve.

Para visualização astronômica é necessário um tripé, para dar mais estabilidade.